Lousa Interativa Portátil uBoard

 Instalando o notebook no Multimeios ou no Data Show

 

 

 

Conecte o cabo VGA no Arthur (Multimeios) e em seu notebook;

Toque sobre ele, e na janela de diálogo que se abrirá com o uso das setas do painel de controle, selecione a opção Computador 2; 

Toque no botão Enter, que se encontra no painel de controle, e a tela de seu computador aparecerá.

Caso isso não aconteça reinicie o Multimeios e a tela note já estará projetada. Lembre-se de conectar o sistema para projeção ( Bluetooth).

No Data Show, basta conectar o note e o sistema para projeção sem fio.

 

 

 

 

Instalando a lousa digital no windows

 

Na página https://www.penandfree.co.kr/english/solutions/download.asp encontramos o arquivo para instalação da lousa digital. Basta clicar na opção Installation for PTPen,eBoard,LEGATO airpen fazer o download do arquivo e depois descompactar a pasta Mint_for_Board_CD e instalar o software clicando no arquivo install.

 

Observação: Para descompactar a pasta, basta clicar com o botão direito do mouse e pedir a opção Extrair aqui.

 Qualquer dúvida sobre a instalação da lousa, assista ao vídeo Apresentação da Lousa

Digital DIGIBRAS – Windows em: https://www.youtube.com/watch?v=7unb5BmojWs#t=78   

 

 

 

           

Fontes da web:

www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/.../manual_usuario_sistema_lousa_...

www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.../computador-interatvo-projet..

www.slideshare.net/.../manual-do-usurio-do-sistema-de-lousa-a-2094399... https://www.ntepontapora.com.br/suporte-tecnico/manual-de-instala%C3%A7%C3%A3o-da-lousa-digital/

revistaescola.abril.com.br/.../como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501... www.nre.seed.pr.gov.br/umuarama

 

 


Lousa Interativa Portátil uBoard


Figura 1 - Caneta Digital e o receptor Station

Características da Lousa Digital
O quê vem no conjunto?

Figura 2 - Itens que compõem o conjunto
Figuras que compõem o conjunto.
1. Receptor Station;
2. Duas canetas digitais;
3. Transmissor sem fio, com tecnologia Bluetooth, que fica dentro do Projetor interativo, ou é conectado à sua USB externa do Projetor Interativo;
4. Cinco suportes metálicos, em aço inoxidável, com pintura anticorrosiva;
5. Dez pontas sobressalentes por caneta digital
6. Cabo USB para recarga da bateria da caneta digital;
7. Cabo USB de quatro metros para recarga do receptor Station;
8. Dez fitas adesivas do tipo dupla face para fixação do suporte metálico.

Corpo da Caneta Digital
A Lousa digital possui atributos físicos que a caracteriza e torna seu funcionamento possível. Entre os atributos mais importantes, estão os botões da caneta.
Botões:


Corpo da caneta digital e seus botões

Carregando a bateria da caneta digital

A caneta digital possui uma bateria recarregável, interna, de polímero de íons de lítio. Sua carga é feita por meio da porta USB do computador. São duas horas para carga completa e até 18 horas de uso contínuo.



Figura 4 – Carregando a bateria da caneta digital
P.S. Por segurança, a caneta digital desliga-se automaticamente após sessenta segundos sem uso.

Características físicas do receptor Station
Corpo do receptor Station

O corpo do receptor Station tem as dimensões 218 mm x 28 mm x 17 mm. Nele existe, um menu sensível ao toque, onde vários atalhos podem ser acessados facilmente, durante a apresentação.
Figura 5 – Botões de atalho do receptor Station e LED indicadores.
Além dos botões de atalho, na parte frontal do receptor Station existem duas luzes do tipo LED. Uma azul, que indica que o produto está conectado ao computador interativo e outra vermelha que indica que a bateria interna do receptor está sendo carregada.

Funcionamento do receptor Station
Sensores

O receptor Station possui dois sensores ultrassom e um sensor infravermelho. Trabalhando juntos, estes três sensores triangulam a posição e a velocidade de operação da caneta digital, reproduzindo seus movimentos com alta precisão dentro da projeção em andamento.


 
Figura 6 - Sensores ultrassônicos do receptor Station

O símbolo amarelo com um triângulo preto ao centro representa a sensibilidade do aparelho a descargas eletroestáticas naquela região e indica que é importante evitar descargas eletroestáticas no momento em que o receptor Station estiver em uso. Ou seja, as grades metálicas que protegem os sensores ultrassônicos não devem ser tocadas, a fim de evitar que o receptor venha a travar.
OBSERVAÇÃO: Em condições normais de uso, não existe o risco de choque para o operador da solução.

Carregando a bateria do receptor Station
O receptor Station possui uma bateria recarregável, interna, de lítio. Sua carga é feita por meio da porta USB do computador. São três horas para carga completa e até oito horas de uso contínuo. Durante a carga da bateria do receptor Station, toda a solução de Lousa Digital continuará funcionando normalmente.
A conexão do receptor Station ao computador interativo se dará por meio do cabo USB de 4 metros que acompanha o produto. Basta conectar o receptor Station ao cabo e a outra ponta do cabo à porta USB do computador:


Figura 7 - Conectando o cabo USB para carga do receptor Station

Fixando o suporte metálico na área de projeção 
Para fixar o suporte metálico na área de projeção, bastará remover a proteção da fita adesiva que fica em sua parte traseira e pressioná-lo contra a área onde o mesmo ficará. Lembrando que é importante que o suporte metálico fique sempre alinhado seja horizontalmente ou verticalmente. O suporte metálico deve ser afixado de forma a permitir que o receptor Station fique, pelo menos, a três centímetros da área de projeção.

Figura 8 - Fixando o suporte metálico

Fixando o receptor Station
O receptor Station possui dois ímãs em sua parte posterior, os quais permitem a fixação do mesmo de forma magnética ao suporte metálico. Mesmo com o cabo para carga da bateria conectado, os imãs presentes do receptor Station são fortes o suficiente para suportar o peso tanto do receptor e da conexão com fio.

Figura 9 - Fixando o receptor Station

Instalando a Lousa Digital no Computador Interativo Diebold – MEC – PROINFO - MEC/SEED – MEC – Pregão FNDE 42/2010 
A solução de Lousa Digital é totalmente compatível com o Projetor Interativo do Pregão FNDE 42/2010. Para tanto, basta instalar o sistema operacional LE4P, que acompanha o kit da lousa no DVD de instalação.


A instalação não requer conhecimentos avançados de sistemas operacionais. Abaixo, seguem os passos necessários para a atualização do Projetor Interativo Diebold com o sistema LE4P com o software da Lousa Digital já instalado.
a. Ligue o computador interativo, pressione o botão de ejeção do DVD e insira a mídia no drive. Em seguida, feche o drive normalmente;
b. Não se preocupe em ligar o projetor. O instalador do LE4P fará isto automaticamente. Apenas espere a imagem da área de trabalho para executar a instalação do sistema, conforme Figura 10;
c. Clique duas vezes no ícone Instalar, para iniciar o processo de instalação do LE4P, conforme Figura 11;
d. O processo de instalação demora em torno de 15 segundos para iniciar. Logo que o mesmo se inicia, uma janela é mostrada com a situação atual da instalação o sistema LE4P (Figura 12), onde é possível visualizar o tempo necessário para a finalização do processo, que pode levar até 25 minutos;
e. Automaticamente após a instalação do sistema operacional LE4P, o Projetor Interativo será reiniciado e o DVD ejetado, automaticamente. Bastará remover a mídia de DVD da bandeja do driver de DVD e deixar a máquina finalizar o processo de reinicio do equipamento.
Figura 10 - Área de trabalho do sistema de instalação do LE4P

Figura 11 - Botão Instalar

Figura 12 - Status do processo de instalação do LE4P

Retirado do site EducLinux                  CONTINUA...
 
 
 
 
 
 
 
 
Secretaria de Estado da Educação do Pa

 

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.